Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
VISUAL...
COM O QUE VOCE SE PREOCUPA MAIS NO MOMENTO?
FORMA CORPORAL?
ASPECTO FACIAL?
Ver Resultados

Rating: 4.1/5 (8 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página



 Embaraçado FICA A DICA!!! Avarez

http://dafiti.com.br



Total de visitas: 1714
CUIDANDO DO FISICO
CUIDANDO DO FISICO

Fortalecer os músculos é importante para proteger ossos e articulações

Além da musculação, pilates também é opção para exercitar a musculatura.
Especialistas deram dicas de exercícios que podem ser feitos em casa.

 

Fortalecer os músculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca no Bem Estar desta sexta-feira (15).

No entanto, para que a musculatura traga todos esses benefícios, ela precisa ser exercitada. Uma das opções para gerar ganho de massa magra é a musculação que, comprovadamente, é uma atividade bastante eficaz também no ganho de massa óssea, além de oferecer menos riscos de lesões do que alguns esportes, como futebol, tênis e basquete. Porém, é importante sempre ter orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade.

Exercícios (Foto: Arte/G1)
 

Mesmo aqueles que não gostam de ir à academia, podem utilizar equipamentos disponíveis em diversos parques da cidade (veja no vídeo ao lado). De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, a maioria desses aparelhos tem a intenção de trabalhar os maiores músculos do corpo e são a opção apropriada para quem está começando a se exercitar e também para os idosos, que precisam ganhar massa magra.

Já aqueles que não gostam ou já enjoaram de fazer musculação, acabam recorrendo a outras atividades, como por exemplo, o pilates. Segundo a fisioterapeuta e professora de pilates Laura Proença, a principal função dessa atividade é definir a musculatura – para isso, os instrutores trabalham muito mais a resistência muscular do que a força. Além disso, no pilates, são feitas mais repetições com cargas mais leves, ao contrário da musculação, onde são feitas menos repetições com cargas mais pesadas, o que aumenta ainda mais a tonificação do corpo.

Bem Estar - Infográfico mostra como o músculo interfere no peso (Foto: Arte/G1)

No pilates, os músculos do abdômen e costas são os mais exigidos, o que melhora a estabilidade do tronco e também alivia dores na lombar. Além disso, exercita também a respiração e fortalece o diafragma e o assoalho pélvico. Porém, como explicou a fisioterapeuta, existem dois tipos de pilates – com aparelhos ou no solo. No programa desta sexta-feira (15), ela explicou alguns exercícios no solo que exigem muita consciência corporal e podem ser feitos em casa.

Por exemplo, para fortalecer as pernas e o abdômen, a dica é deitar com a barriga para cima, entrelaçar as mãos atrás do pescoço e, expirando e inspirando, levantar o tronco em direção às pernas, que ficam esticadas para cima - é o mesmo movimento das abdominais.

Existem também opções de exercícios com a bola, que podem ajudar no equilíbrio e na coordenação motora. Como mostrou a fisioterapeuta e professora de pilates Laura Proença, ao sentar na bola, a pessoa deve esticar os braços nas laterais, na altura dos ombros, e fazer uma rotação com o corpo para cada lado, sempre lembrando da respiração. Ao virar o corpo, a dica é levantar uma das pernas para ajudar no fortalecimento muscular.

 

Ainda bom a bola, a pessoa pode deitar com a barriga na bola e, com as mãos entrelaçadas atrás do pescoço, levantar o corpo para trás - como se fosse uma abdominal de costas.

Segundo os médicos, vale ressaltar que a falta de exercícios para os músculos implica na perda de massa magra e, consequentemente, no ganho de gordura.

Isso acontece porque o metabolismo diminui, ou seja, se a pessoa mantiver a mesma dieta, ela acabará acumulando gordura porque não está mais queimando essas calorias ingeridas. Por isso, é extremamente importante se manter na atividade física, seja ela qual for.

 

Além da musculação e do pilates, existem outras atividades que ajudam a tonificar os músculos, como o surfe, a ginástica, as aulas de abominal, as artes marciais, as aulas de circo e também os treinamentos funcionais, que estão fazendo sucesso ultimamente nas academias. Em uma enquete feita no site do Bem Estar, 38% dos internautas disseram que preferem as aulas de ginástica.

_________________________________________________________________________________________________________________

 

O QUE FAZER QUANDO SE TORCE O TORNOZELO?

 
Quem torce o tornozelo distende um ou mais dos três ligamentos principais que seguram a articulação. Se a entorse não for adequadamente tratada, as fibras desses ligamentos podem sarar em posição inadequada, encurtadas ou estiradas, deixando a vítima com tendência a novas lesões.



Na verdade, até 30% dos que torcem o tornozelo passam a ter "instabilidade crônica", o que leva a um ciclo de lesões repetidas.

O QUE FAZER: 


Quem torce o tornozelo e não consegue andar nem apoiar o peso nele, deve ir ao pronto-socorro para verificar se há ossos quebrados ou lesão grave dos ligamentos. 


Se é possível andar sem dor forte, deve-se enfaixar o tornozelo com uma atadura para reduzir o inchaço e repousar.



Mantenha o tornozelo erguido durante 48 horas e, de duas em duas horas, aplique gelo por cerca de 20 minutos.

Mesmo depois de passados a dor e o edema, não se considere curado, diz o cirurgião John Kennedy, do Hospital de Cirurgias especiais de nova York; para ter certeza de que não haverá outra lesão, é preciso fortalecê-lo.

 
 

Kennedy recomenda uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio,como este: fique num pé só e dobre o joelho da outra perna; depois, troque de perna e repita.








Comece a escovar os dentes nessa posição, como um flamingo, durante trinta segundos , vá aumentando até ficar três minutos em cada perna.
Fonte: Seleções